Transplante de Fígado
O transplante de fígado é o principal tratamento para pacientes que apresentam cirrose hepática descompensada, câncer primário de fígado e também para quadros de doença hepática aguda grave (Hepatite Fulminante) por quadros graves de Hepatite B aguda, hepatite autoimune ou, até mesmo, secundária a medicamentos, chás e ervas. Clique abaixo e saiba mais.
Gastroenterologia
A Gastroenterologia é a especialidade médica que se empenha no cuidado do aparelho digestivo, que é composto pela boca, por um longo tubo (que compreende o Esófago, Estômago, Intestino Delgado e Intestino Grosso ou Cólon) e pelos órgãos anexos (fígado, vesícula biliar e pâncreas). Clique abaixo e saiba mais.
PNPLA3
TESTE SUA GENÉTICA
Uma característica inquestionável da Doença Hepática Gordurosa não Alcoólica (DHGNA) é a substancial variação entre pacientes na progressão da doença.
Nos últimos anos, testemunhamos múltiplas associações genômicas e grandes estudos de genes que enriqueceram nossa compreensão da base genética da DHGNA. Notavelmente, a variante I148M PNPLA3 foi identificada como o principal determinante genético comum da DHGNA. Como a DHGNA tem um fenótipo complexo, é provável que as interações dinâmicas entre os fatores genéticos e ambientais moldem a suscetibilidade e a progressão da doença.
Estudos demonstram que parentes pacientes “magros” e com essa alteração genética têm maior chance de desenvolver gordura no fígado com características mais preocupantes.
Ainda se sabe que pacientes que possuem essa alteração genética têm maior chance de desenvolver cirrose e câncer de fígado. Desta forma, a análise deste polimorfismo auxilia na determinação do risco de progressão da doença no fígado e estratificação dos pacientes com esteatose hepática.
Novidade!! No consultório já é feita a realização do exame através de uma coleta simples e indolor, com a saliva coletada por swab (cotonete).
Em caso de dúvidas, estamos à disposição!