Nova Visão para o Cuidado do Fígado
As doenças hepáticas são silenciosas, o que infelizmente dificulta o diagnóstico precoce. Os pacientes podem passar décadas com danos progressivos ao fígado sem sintomas.
O Hepatus® tem alta tecnologia e é uma alternativa eficiente, indolor e segura para avaliar a presença de “cicatrizes” e se há gordura anormal no fígado.
O exame é rápido, não dói e não oferece nenhum risco ao paciente.
O resultado do Hepatus® ajuda o Hepatologista a estadiar, isto é, determinar a gravidade de acometimento do fígado por diversas doenças. A condução do tratamento do paciente difere caso haja leve ou grande quantidade de cicatrizes no fígado.
Por que fazer um Hepatus®?
É um método validado mundialmente para avaliar a presença de cicatrizes no fígado, tendo acurácia maior que 90% para o diagnóstico de fibrose grave, quando há grande quantidade de cicatrizes no fígado. No entanto, ressalto que o Hepatus® não faz diagnóstico de qual doença acomete o fígado. No entanto, após avaliação cuidadosa de seu Hepatologista, o Hepatus® ajuda sobremaneira o Hepatologista no seu seguimento.
Exame indolor, não causa incômodos ao paciente, além de ser rápido e fácil. A captação dos dados é feita por uma sonda muito parecida com um exame de ultrassonografia. Durante o procedimento você sentirá apenas uma leve vibração na pele, na ponta da sonda.
Como é feito o Hepatus®?
O procedimento é realizado após jejum de 4horas. É essencial que o paciente esteja com seus exames complementares (laboratório e/ou ultrassom) relacionados ao fígado, que motivaram a solicitação do Hepatus®.
O exame é feito com paciente deitado com o abdômen para cima e o braço direito erguido e posicionado atrás da cabeça. O lado direito do abdômen é exposto, e o médico encosta a sonda do Hepatus® no local onde o fígado se localiza.
O exame, geralmente, dura menos de 15 minutos, e o paciente recebe o resultado logo após o exame e já estará liberado para voltar suas atividades, sem limitações.
Quando o Hepatus® é necessário?
O Hepatus® é capaz de precisar a elasticidade do figado.
O exame deve ser realizado quando o indivíduo apresentar qualquer uma das seguintes condições:
-
Doença hepática gordurosa não alcoólica – Gordura no Fígado
-
Infecções por vírus (hepatite B, hepatite C)
-
Doença hepática alcoólica
-
Outros tipos de doença hepática crônica (autoimunes, por exemplo)
Considerações Especiais sobre Hepatus®
-
Durante a vigência de intensa inflamação do fígado (hepatites agudas virais, alcoólicas), sugere-se que o exame seja feito após a estabilização dos valores das enzimas do fígado.
-
Crianças e adolescentes podem fazer o exame.
-
Pacientes portadores de obesidade grave podem ter menor acurácia do exame, por vezes sendo necessário outro método diagnóstico.
-
A alimentação recente pode alterar os resultados, por isso é indicado o jejum ao paciente.
-
O exame também não pode ser aplicado em mulheres grávidas e pacientes com ascite.
Avalie a Saúde do seu Figado!
Uma nova era para o diagnóstico
não-invasivo da doença hepática.